segunda-feira, 30 de maio de 2011

Psicóloga é condenada por receitar orações para "curar" gays.

Psicóloga é condenada por receitar orações para "curar" gays.

Patrick Strudwick se passou por um homossexual confuso e que precisava de ajuda, ativista LGBT e jornalista do The Guardian, passou 2 anos frequentando clínicas que ofereciam tratamentos de reversão e agora luta para denúnciar tais práticas na Grã Bretanha.



Terapias de Reversão: ela tentou me fazer "orar afastando o homossexualismo." Dois anos atrás, Patrick Strudwick começou a desafiar os terapeutas que alegaram que poderia mudar a sexualidade de um paciente. Esta semana, ele venceu sua batalha contra um.

Ele os descreveu como "irresponsáveis", "desrespeitosos", "dogmáticos" e "pouco profissionais". Por quê? A psicoterapeuta Lesley Pilkington tinha tentado transformar um homossexual em hetero.


Esta semana, Lesley Pilkington, 60 anos, foi considerada culpada de "tratar" um paciente de sua homossexualidade. A audiência na Associação Britânica de Aconselhamento e Psicoterapia - a maior organização profissional para terapeutas da Grã- Bretanha concluiu que o tratamento se constituí um "procedimento profissional condenável".
O veredicto unânime veio com pesadas sanções. O registro da Pilkington na Associação foi suspenso. Ela foi obrigada a completar um treinamento extensivo de desenvolvimento profissional. Se ela não apresentar um relatório dentro de seis a 12 meses, satisfazendo o conselho apresentando o que foi pedido, ela terá seu registro totalmente revogado e será expulsa da Associação.
O relatório concluiu: "A senhora Pilkington deixou sua ideias pessoais e preconceituosas sobre o estilo de vida gay e orientação sexual de seu paciente afetar a sua relação profissional de uma forma que é prejudicial."
O cliente que Pilkington tentou curar era eu. Eu sou um homem gay assumido e feliz. Estava disfarçado, investigando os terapeutas que praticam essa terapia chamada conversão (também conhecida como terapia reparativa, (ou terapia de reversão sexual aqui no brasil)) - que tentam "orar para afastar o espírito de homossexualismo". Pedi-lhe para me transformar em hetero. Suas tentativas de fazê-lo desprezam cada um dos principais conselhos de saúde  física e mental da Grã-Bretanha.
Mas, apesar de décadas de abuso que os pacientes gays tenham recebido de terapeutas e psiquiatras, terapias electro-convulsivas utilizados até a década de 1980, as castrações química, a terapia de aversão (onde a dor é infligida a dissuadir fantasias do mesmo sexo) e apesar do recente aumento dos fundamentalistas falando em terapias, nunca ninguém foi responsabilizado.
Os pormenores deste caso, e de outro que eu estou atrás, explicam porque não só os clientes gays, mas os pacientes de saúde mental em geral, não se apresentam para reclamar. Os psiquiatras e psicoterapeutas rotineiramente evitam a responsabilidade e o governo está ajudando-os a fazê-lo.
Minha investigação começou em abril de 2009. Ouvi dizer que haveria uma conferência em algum lugar de Londres, por terapeutas e psiquiatras que queriam aprender a converter os seus pacientes para a heterossexualidade. A homossexualidade foi removida do glossário da psiquiatria de doenças mentais em 1973. Como, então, alguém poderia tratar algo saudável? Eu fui junto para descobrir, posando como alguém que procurava ser "curado". Duas pessoas concordaram em me tratar. O primeiro foi um psiquiatra, nós iremos a ele mais tarde. O segundo foi a Lesley Pilkington.
Algumas semanas depois eu estava em sua casa com um equipamento de gravação escondido no meu estômago. Ela começou a tentar encontrar a criança "ferida" que ela acreditava que levou a minha homossexualidade. Mas ela não o achou. "Não houve abuso sexual?" ela apertou. "Não."
"Eu acho que há algo lá... Você permitiu que as coisas fossem feitas para você?" Ela então pediu: "Pai, dai-nos permissão para trazer à tona algumas das coisas que aconteceram ao longo dos anos."Perguntei quem poderia ter cometido esse abuso - um membro da minha família? "Sim, muito provável", respondeu ela.
A homossexualidade foi causada por uma doença mental, um vício ou um fenômeno anti-religioso? "É tudo isso", disse Pilkington. Durante as sessões, ela recitou que fossem feitas orações sempre que eu pensasse sexualmente em um homem. Ela me deu dicas de como ser heterossexual, como jogar rugby, se abster de masturbação e me distanciar de amigos gays.
Para ler na íntegra Aqui

1 comentários:

José disse...

Para quem pensa que não é preconceituoso, uma novela intrigante e inocente, onde a mente de quem ler ira dizer o grau de preconceito humano em relação a sexualidade.
Meu nome é quem http\\\;//meunomeeken.blogspot.com