Quebradeiras de côco representarão o Piauí na Copa de 2014
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) usou a Tribuna da Câmara, nesta semana, para destacar o trabalho das mulheres quebradeiras de coco de babaçu que vem ganhando importância na economia solidária do Piauí, com a venda de azeite, farinha e derivados do babaçu. Ele lembrou que a Associação das Quebradeiras de Coco do Piauí é uma das 101 entidades aprovadas pelo projeto Talentos do Brasil Rural, que vai inserir em hotéis, restaurantes e lojas de artesanatos produtos da agricultura familiar durante a Copa mundial de futebol de 2014.
"Apesar de não sediar nenhum grupo específico e nenhum grupo dos jogos da Copa do Mundo de 2014, o estado do Piauí será muito bem representado pelos produtos dessas mulheres trabalhadoras", orgulhou-se o deputado Assis Carvalho.
O deputado falou ainda da rotina dessas mulheres. "É uma rotina árdua. Elas acordam cedo e entram mata adentro para realizar o ofício que desempenham desde crianças: a cata do coco babaçu. As quebradeiras de babaçu sobrevivem, de geração a geração, da quebra do coco e da venda de seus derivados". Ele acrescentou que através de movimentos organizados o trabalho dessas quebradeiras de coco evoluiu para que o produto ganhasse mundo. Assis citou como exemplo o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, que atua no Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins.
Michelle Rocha, estagiária de jornalismo
Fonte: PT na Câmara
Tweet
domingo, 29 de maio de 2011
Quebradeiras de côco representarão o Piauí na Copa de 2014
Postado por
Maria,viajante do Universo de passagem pelo planeta Terra
às
13:59
|
Marcadores:
Quebradeiras de côco.Piauí.
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário