sábado, 9 de julho de 2011

Irmão de prefeito do PSDB é preso por assassinato de blogueiro no RN

Irmão de prefeito do PSDB é preso por assassinato de blogueiro no RN


O assassinato do blogueiro Ednaldo Filgueira – executado em Serra do Mel (RN), cidade próxima a Mossoró, no último dia 15 de junho – está próximo de ser elucidado.
Segundo o blog De olho no discurso, nove pessoas já foram presas, incluindo César Azevedo, irmão do prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB).
Blogueiro assassinado em Serra do Mel (RN) 
era o presidente do PT local
O blog também informa que “logo após as novas prisões, o prefeito Bibiano viajou para Argentina ao lado de um importante advogado criminalista de Mossoró”.
Ednaldo era presidente do PT local e, no dia do crime, havia recebido ameaças anônimas por telefone devido a uma enquete em seu blog (Jornal Serrano) questionando a população acerca da credibilidade das prestações de contas da prefeitura e da Câmara de Vereadores.
O blogueiro retirou a enquete do site após as ameaças. Não foi o suficiente. Ao sair de seu escritório, recebeu vários disparos de pistoleiros que chegaram em motocicletas.
O caso ganhou repercussão ampla. A ong francesa Repórteres sem Fronteiras publicou nota sobre o episódio.
O II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, ocorrido entre 17 e 19 de junho, prestou homenagem ao blogueiro assassinado. E falei sobre o caso aqui, lembrando que a razão das armas ainda impera sobre as armas da razão em muitos lugares do Brasil. E que o Rio Grande do Norte é o melhor exemplo de uma plutocracia que podemos ter no País.
Abaixo seguem as duas notas sobre o caso publicadas esta semana pelo De olho no discurso.
Posted on 05/07/2011
Com certo atraso, volto a falar do assassinado do blogueiro e presidente do PT em Serra do Mel (RN), Ednaldo Figueira. Ontem, a polícia civil apresentou cinco suspeitos presos e os resultados das primeiras investigações.
Em operação conjunta entre as polícias civil e federal, foram presos Rafânio Brito de Azevedo, 30 anos, o Alemão, considerado o agenciador e intermediário entre os mandantes e os executores; Abnadabe Nunes Ismael Pereira da Silva, 31 anos, o Foguinho, um dos executores do crime; Fábio Ferreira da Silva, 23 anos, o Galego, que também atuou como um dos executores; Paulo Ricardo da Costa, 24 anos, o Paulinho, que formou o trio que executou Ednaldo; e Marcelio de Sousa Moura, 29 anos, acusado de prestar apoio logístico ao bando e guardar as armas. Três deles foram presos em Natal, um na cidade de Mossoró e outro em Serra do Mel.
Além das prisões, foram apreendidas oito armas, sendo quatro espingardas calibre 12 e quatro revólveres calibre 38. Também foram apreendidas uma grande quantidade de munições intactas de calibres 12 e 38.
Segundo o delegado Odilon Teodósio, o grupo havia sido agenciado para executar outra vítima em Serra do Mel, um comerciante, mas fugiu e aguardava o fim das investigações para voltar à cidade e completar o serviço.
A polícia não quis antecipar informações sobre o mandante, mas confirmou que a motivação do crime foi política. Ednaldo foi assassinado na noite do dia 15 de junho. Ele mantinha um jornal e um blog na cidade, em que criticava autoridades locais. No dia da sua morte, foi forçado, sob ameaça, a retirar do ar uma enquete contra o prefeito Josivan Bibiano (PSDB). O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, entre 17 e 19 de junho, aprovou uma moção relacionada ao assassinado de Ednaldo Figueira.
* * *
Posted on 08/07/2011
As polícias civil e federal prenderam mais quatro suspeitos da morte do blogueiro Ednaldo Figueira, presidente do PT em Serra do Mel (RN).
Foram presos: César Azevedo, irmão do prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (do PSDB), e o primo dele Daniel Azevedo. Além deles, foram presos dois fornecedores da prefeitura, conhecidos como Cícera de Zé Meloso e Toinha.
Segundo o jornalista Cezar Alves, logo após as novas prisões, o prefeito Bibiano viajou para Argentina ao lado de um importante advogado criminalista de Mossoró.

0 comentários: