terça-feira, 30 de agosto de 2011

Administração Sérgio Cabral se supera: Culpa foi do condutor, diz governo do Rio; ele morreu

Administração Sérgio Cabral se supera: Culpa foi do condutor, diz governo do Rio; ele morreu

Culpa foi do condutor, diz governo do Rio; ele morreu


A administração do governador Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro, se superou. Depois de, nos últimos meses, mandar prender bombeiros, esconder ligações de amizade com empreiteiros e assinar contratos milionários para emergência em obras, seu governo agora aponta o dedo para o condutor Nelson da Silva, que morreu com outras quatro pessoas no acidente com o bondinho que ele conduzia, no bairro de Santa Tereza, no sábado. Cincoenta e sete pessoas saíram feridas e 13 ainda estão internadas. As investigaçõs sobre as causas do acidente, apesar da pressa das autoridades em se evimirem de responsabilidade, ainda estão sendo feitas. Dias antes do acidente, as verbas destinadas pelo governo estadual para a manuteção dos bondes – uma atração turística da capital fluminense, marca registrada do bairro e cujas linhas e equipamentos foram tombados como bens públicos do Estado do Rio – haviam sido suspensas.
Agência Estado - O governo do Estado do Rio está tentando se eximir da responsabilidade sobre o acidente com o bondinho de Santa Teresa e jogar a culpa pela tragédia no condutor do veículo, Nelson da Silva, de 57 anos. Com 35 de experiência e personagem querido do tradicional bairro do centro do Rio, o motorneiro foi um dos cinco mortos no acidente, que deixou outros 57 feridos - 13 ainda internados em hospitais da cidade.
O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, voltou a alegar ontem que o bonde havia colidido com um ônibus menos de uma hora antes do acidente. O veículo chegou a ser levado para a oficina, mas, segundo o secretário, Silva continuou conduzindo-o mesmo sem reparos.
Investigação
O Ministério Público do Rio de Janeiro vem apurando, desde 2004, o suposto estado de abandono e precariedade do sistema de bondes de Santa Teresa, bem tombado a nível estadual. Na época, foi feita uma representação pela Associação dos Moradores de Santa Teresa (Amast) sobre o estado do sistema. No último sábado, o acidente com o bonde, no centro da cidade, matou cinco pessoas e feriu 57.
Em 2008, após vistorias que confirmaram diversos problemas na infraestrutura do trecho, foi movida uma ação civil pública em face do Estado do Rio de Janeiro e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística para exigir que todos os bondes fossem restaurados, sob pena de multa.
Além disso, o MP requisitou a reforma das estações da Carioca e Curvelo; a substituição de 4.600 metros de fio de contato; a recuperação dos 8 quilômetros de via permanente; a recuperação da oficina de bondes de Santa Teresa; a substituição do gradil sobre os Arcos da Lapa; e a construção do abrigo de bondes.
Desde então, a ação tramita em diferentes instâncias judiciais. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público, o Tribunal de Justiça já se manifestou favorável à ação, mas como o governo vem recorrendo constantemente das decisões, ainda não foi dada a sentença final.

Vi no 247

2 comentários:

Anônimo disse...

O governador afirmou que não faltaram investimentos no sistema. "Foram R$ 14 milhões em investimentos para a recuperação de bondes e trilhos, isso foi feito. Mas me parece que houve problema de gerência", afirmou.

Ele lamentou o acidente: "Nossa manifestação de consternação e solidariedade aos familiares e vítimas dessa situação. O Estado se coloca à disposição e não vai fugir das duas responsabilidades", disse.

Anônimo disse...

O governador afirmou que não faltaram investimentos no sistema. "Foram R$ 14 milhões em investimentos para a recuperação de bondes e trilhos, isso foi feito. Mas me parece que houve problema de gerência", afirmou.

Ele lamentou o acidente: "Nossa manifestação de consternação e solidariedade aos familiares e vítimas dessa situação. O Estado se coloca à disposição e não vai fugir das duas responsabilidades", disse.