Marcha pelo Estado laico do Rio de Janeiro
Ativistas realizam marcha no Rio de Janeiro pela laicidade no Brasil. Marcha pelo Estado Laico se concentrará no Largo da Carioca dia 25 de agosto às 11 horas. Protesto terminará em frente a ALERJ.
RIO DE JANEIRO - O Centro da Cidade será palco para a Marcha pelo Estado Laico do Rio de Janeiro, no dia 25 de agosto de 2011, a partir das 12h, que percorrerá o trajeto do Largo da Carioca até o Palácio Tiradentes, terminando com uma manifestação em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Às 15h, a Marcha se unirá ao ato-show Música Antenada, na Praça XV, pela democratização da comunicação e da cultura.
A manifestação se opõe ao aumento significativo das interferências de setores religiosos no legislativo e judiciário brasileiros, tais como: assinatura da Concordata Brasil-Vaticano que consolida os privilégios concedidos à Igreja Católica; ações como sentenças jurídicas embasadas em textos psicografados por médiuns; anulação de união estável gay por juiz que disse ter agido em nome da lei de Deus, em Goiás; determinação de que só terão validade legal os casamentos celebrados por instituições religiosas; isenção de IPVA e ICMS aos veículos de instituições religiosas; a obrigatoriedade da leitura da bíblia em escolas públicas e no Senado; multa às bibliotecas que não possuírem bíblias, entre outros.
A demanda da Marcha pelo Estado Laico do Rio de Janeiro é a discussão à luz da Constituição, de maneira verdadeiramente democrática e neutra, de diversos assuntos caros à sociedade como diversidade religiosa e liberdade de crença, fortalecimento da educação laica, casamento entre pessoas do mesmo sexo, descriminalização do aborto, criminalização da homofobia, entre outros, de forma que reflita o conjunto da sociedade brasileira, plural e diversa.
A Marcha pelo Estado Laico se opõe à premissa de que princípios e dogmas religiosos sirvam de base para a tomada de decisões que interferem na sociedade brasileira, desrespeitando a sociedade plural e diversa e que aja como se o país fosse teocrático, visto que nossa Constituição preza pela diversidade religiosa - bem como pelo direito de não professar nenhuma religião, e que sob hipótese alguma as crenças de algumas pessoas devem se sobrepor às de outras. A Marcha pelo Estado Laico do Rio de Janeiro entende que estes são aspectos relativos à liberdade de expressão e direito à privacidade, princípios constitucionais que precisam ser garantidos a todas e todos, e respeitados por todas e todos, não sendo aceitável qualquer tipo de interferência por esses motivos.
Marchas semelhantes aconteceram em São Paulo e Recife (21 de agosto), e serão realizadas também em Florianópolis (30 de agosto), Curitiba (17 de setembro) e Brasília (30 de novembro).
Contatos para a imprensa:
Jandira Queiroz – jandiraqueiroz@gmail.com, 21 8116 3791
Nubio Revoredo – núbio.revoredo@gmail.com – 21 9303 3928
Erik Chendo Tegon – qrcyen@gmail.com – 21 93888135
Tweet
0 comentários:
Postar um comentário