sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Racismo? Campanhas publicitárias Dove e Nívea

Racismo? Campanhas publicitárias Dove e Nívea


Dove

Uma recente campanha da Dove está gerando polêmica e sendo acusada de racismo. O anúncio do Dove VisibleCare sugere uma melhora na pele, apostando no antes e depois.

Dove VisibleCare (Reprodução
Dove VisibleCare































Nívea


Vários e vários clientes da marca de cosméticos Nivea se sentiram ofendidos por anúncio bastante polêmico que foi veiculado. 

A marca criou uma série de anúncios impressos para a sua linha Revitalização da pele dos homens. O anúncio em questão mostra um homem negro jogando uma cabeça de uma pessoa também negra junto com a frase: “Re-Civilize Yourself” (algo como “recivilize-se”), que pode ser interpretada de uma maneira bastante e completamente racista.

Anúncio da Nívea é considerado racista (Divulgação

Fonte: Aqui e Aqui

3 comentários:

Luna di Paula disse...

Se fosse um ator ou modelo branco ou oriental ninguém teria reclamado de nada e todos teriam compreendido a mensagem do anúncio; mas como escolheram um modelo negro, a mensagem tomou outro rumo. Depois os negros reclamam que não conseguem papéis principais, que ficam na cozinha das novelas, que aparecem só como motoristas, escravos etc. Aí surge uma oportunidade como essa e os negros, que gostam de bancar as vítimas (felizmente existem excessões) em vez de captarem a ideia do anúncio, só conseguiram enxergar a cor do rapaz. Aos ativistas que querem se promover, eu aconselho que façam um esforço e procurem se enxergar como seres humanos, preferencialmente sem cor; olhem para o modelo como um homem, simplesmente homem, e não como um negro, descendente de escravos, pobre, lascado e desprezado. Já passou da hora dos negros se enxergarem como gente, como seres humanos e não apenas como negros, coitadinhos, lascados na vida. Ninguém está mandando o negro se civilizar, o produto é "for man" e não "for negro". A cabeça não representa a cabeça de um negro, mas sim, a cabeça de um homem das cavernas (no caso é negro porque o modelo é negro) A Nivea, pega de surpresa, ficou sem ar e reconheceu o CRIME?? Há um crime?? Sim, há um crime contra uma empresa que escolheu um homem para fazer parte da campanha de lançamento de um produto. Melhor seria se tivesse contratado um animal.

Janaina disse...

Cara Luna, reconheço o seu ponto de vista e admito que seu discurso é em parte coerente. Contudo, me chamou a atenção a forma como vc se refere a nós, pessoas negras. Infelizmente, vc mesma reafirma o esteriótipo que diz rejeitar. Vc foi totalmente equivocada com seu comentário "os negros se veem como coitados, lascados" ou qualquer outro adjetivo INAPROPRIADO que vc tenha utilizado! Talvez, e muito provavelmente, vc não tenha educação formal o suficiente para entender que existem muitos valores subjetivos na linguagem propagandística. Pode ser que a campanha em questão não seja o caso, mas qualquer pessoa com o mínimo de discernimento deve, ao menos, questionar campanhas publicitárias, sendo elas polêmicas ou não! É realmente uma pena que vc se considere tão diferente "dos negros, escravos lascados". Se faz diferença, eu sou negra como já disse, e inicialmente não vi malícia na campanha. Seu comentário infeliz me forçou a ver. É por causa de pseudo moralistas como vc, que somos obrigados a desconfiar de tudo. Melhor seria que vc fosse um animal!

Luna di Paula disse...

Prezada Janaina, justamente você?? Cambou tudo o que disse?? Que pena! Eu posso não ter toda essa educação formal que você mencionou, mas tenho o suficiente para identificar uma analfabeta funcional como você. Se eu fosse um animal não iria me sentir inferior a você, de forma nenhuma. Ser animal é privilégio, mas precisa ter inteligência para perceber. E pode continuar desconfiando de tudo, não leve a sério o que eu disse; em vez disso, dê apoio ao branqueamento. Seja pagodeira, jogue futebol e tenha filhos sararás.