Essa semana, algumas pessoas compartilharam no facebook, uma foto que mostra uma mulher negra, com o cabelo super crespo (aparentemente, ao natural), os dizeres falavam o seguinte: "Não reclame" e na legenda da foto constava o seguinte: "Não reclame do seu cabelo". Achei tão vulgar, tão sujo, tão preconceituoso e tão sem noção, que resolvi falar disso aqui com vocês. Acho o fim da picada nos tempos atuais, ainda sermos bombardeados com esse tipo de atitude, e ainda mais, vindo de pessoas que se dizem instruídas e conscientes. No mesmo instante em que vi a foto, eu também compartilhei no meu mural com comentários gigantescos que deixaram claro meu total descontentamento. Da forma que foi colocado, ser negro e ter "cabelo duro", é visto como algo ruim, pejorativo. E a foto daquela jovem, estampada mais do que apenas o rosto de uma mulher, mas a cor e o tom do preconceito que ainda existe em muita gente. Sei e admito (por experiência própria), que ter e manter os cabelos crespos é bem complicado. Os cabelos crespos exigem muita atenção, investimento em cuidados e produtos específicos. Produtos até temos acesso, mas as vezes, falta-nos tempo. E por isso, não culpo ou recrimino quem relaxa ou alisa seus fios, até porque, seria outra forma de preconceito. Mas devo admitir que os cabelos étnicos são muito lindos e conseguem dar um diferencial ao visual de qualquer mulher. É claro que para usar um cabelo assim, é preciso ter personalidade para assumir um estilo forte e cheio de história ancestral. Por isso, resolvi postar algumas fotos de mulheres que assumem seus cabelos super cacheados e muito crespos, de uma forma linda e com muito estilo. Parabéns para elas!
segunda-feira, 5 de março de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Eu tenho o cabelo encaracolado, não é crespo, mas ele faz cachos desde a raiz e é lindo, mas eu aliso. E nem acho que fica melhor que o original de fábrica, muito pelo contrário, mas tive que abrir mão da beleza pela praticidade. Cabelo liso tem a vantagem do "acordou-tá-pronto", "lavou-tá-pronto", o que os cabelos cacheados e crespos não têm. Mas quisera eu ter saco pra ficar cuidando dos meus cachos, que são lindos, e quisera eu ter o cabelo cfrespo pra deixar bem jubão, bem black power, que eu acho a coisa mais charmosa do universo!
Mas nada disso do que eu escrevi interessa. O que interessa é que tenhamos a LIBERDADE de usarmos nossos cabelos como bem entendermos. Quer deixar ao natural? ÓTIMO! Quer química? ÓTIMO também. E isso vale pra roupa, pra silicone, pra botox, pra tatuagem, pra qualquer coisa que resolvamos fazer nos nossos corpos que, oh, wat a surprise, nos pertence, só a nós.
Ju, é bem isso que a autora do texto disse, quer alisar alise, até porque dá menos trabalho. Eu mantenho encaracolado porque acho que combina com o meu rosto. Agora, como disse a autora, "nao reclame do seu cabelo" sugerindo que "cabelo ruim" é pior... Isso é que é preconceito.
Postar um comentário