segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ministro da Pesca dá carona para pastor em avião da FAB em visita ao MS

Ministro da Pesca dá carona para pastor em avião da FAB em visita ao MS


Ministro deu carona para pastor participar de reunião parlamentares evangélicos. (Foto: Toninho Souza)Ministro deu carona para pastor participar de reunião parlamentares evangélicos. (Foto: Toninho Souza)
O ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB-RJ) deu carona em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o pastor e presidente da Forúm Cristão Nacional de Ação Social e Político (Fenasp) Wilton Acosta participar de uma reunião lideranças evangélicas em Campo Grande.

Crivella saiu de Brasília (DF) com destino à Campo Grande para entregar 13 escavadeiras para municípios de Mato Grosso do Sul e visitar da obras de um frigorífico de peixe em Dois Irmãos do Buriti, a 85 quilômetros de Campo Grande.

Após desembarcar na Base Aérea, a comitiva burlou a agenda oficial e seguiu para um café da manhã com pastores e parlamentares evangélicos na sede da Igreja Mundial. Lá políticos locais usaram a palavra para agradecer a presença do ministro, que orou no templo junto do governador André Puccinelli (PMDB) e com os deputados federais e pré-candidatos à prefeitura de Campo Grande Vander Loubet (PT) e Edson Giroto (PMDB).

Wilton Acosta foi um dos convidados a discursar e convocou os “irmãos” pastores e os políticos para se unirem na fé e pelos bons costumes na política. Umas das ações planejadas pela Fenasp ganhou destaque durante o café da manhã, a mobilização contra a legalização do aborto de bebês com anacefília, que entrará em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF), no próximo dia 11.

Após o café da manhã o pastor ficou na igreja para reunião com os parlamentares evangélicos, enquanto o ministro seguiu para sua agenda oficial na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde entregou escavadeiras e depois seguiu para cidade de Dois Irmãos do Buriti.
Wilton pegou carona no voo do ministro para reunião com parlamentares evangélicos. (Foto: Toniho Souza)
Legislação
De acordo com o decreto 4.244, de 22 de maio de 2002, o transporte aéreo de autoridades em aeronaves da FAB, somente pode ser realizado por motivos de segurança, emergência médica, serviço ou deslocamento para o local de residência permanente, sendo vedado o vôo de pessoas que não sejam o vice-presidente, presidentes do Senado, Câmara e Supremo Tribunal Federal, ministros de Estado e comandantes das Forças Armadas.

Quem desobedecer esta norma, autorizando o transporte de civis pode responder por infração administrativa grave, sujeito além penalidades administrativas, civis e penais.

Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Pesca e Aquicultura informou que o pastor Wilton Acosta acompanhou a agenda em Campo Grande (MS) a convite do ministro Marcelo Crivella porque é natural do Estado.

Por telefone a reportagem do RBV NEWS conversou com o pastor Wilton, após ele retornar para Brasília no mesmo avião com o ministro. Ele confirmou que não participou de nenhuma agenda oficial com ministro, no entanto pegou carona no vôo da FAB.

“Fiz uma reunião em Campo Grande com os deputados, vereadores e lideranças para discutir uma estratégia de atuação da Fenasp nas Câmaras e Assembléias”, comentou.

Questionado sobre a carona no vôo oficial, ele se diz tranqüilo.
“Nós tínhamos um agenda conjunta, não há nada de ilegal, foi autorizado e não é uma pratica habitual”, pontuou pastor.

A assessoria de imprensa da FAB informou que somente cumpre a determinação de disponibilizar as aeronaves conforme a legislação, não sendo de sua alçada a fiscalização de quem embarcar ou desembarcar nas aeronaves.
“As informações sobre rotas, listas de passageiros e demais detalhes dos voos são de responsabilidade das autoridades transportadas” .

Caso Wilton utilizasse o serviços comerciais para viagem desembolsaria entre R$ 1.200 a R$ 1.750 por cada trecho Brasília à Campo Grande e vice-versa por meio da companhia TAM.
O vídeo feito pela equipe da RBV News TV mostra o momento exato que o pastor desembarca da aeronave da FAB em companhia do ministro da Pesca, Marcelo Crivela, de uma assessora e do deputado Vander Loubet (PT-MS).


Ítalo Milhomem/RBV NEWS

0 comentários: