sexta-feira, 4 de maio de 2012

Homens de negócios apresentam pior conduta ética do que as mulheres

Foto: Stephen Coburn/Shutterstock

Homens de negócios apresentam pior conduta ética do que as mulheres


Quando você está negociando com alguém, é muito difícil saber com que tipo de pessoa você está lidando. Serão pessoas honestas ou estarão dispostas a mentir, enganar ou roubar para conseguir o que querem? Bem, não há nenhuma maneira infalível de descobrir isso, até o momento que você se der conta de que entrou em uma roubada, claro — mas os resultados de uma nova pesquisa mostram que se é honestidade e ética que você está procurando, melhor negociar com uma mulher.
É isso mesmo, um conjunto de quatro experimentos prova que existe, sim, diferença entre os gêneros quando tratamos de ética nos negócios. Os autores do estudo, Laura Kray da UC-Berkeley e Michael Haselhuhnof de UW-Milwaukee, concluíram que “os homens justificam mais facilmente a má conduta moral, minimizando as suas consequências ou simplesmente pedindo desculpas”. O estudo também apontou que “os homens são mais pragmáticos no raciocínio ético, quando em negociação, do que as mulheres” e mentem com o objetivo de criar uma oferta competitiva — mas, obviamente, não gostam quando o adversário faz a mesma coisa. “Falsas promessas ou deturpação de uma informação relevante” (aka mentir), quando há interesse, também foram ações verificadas entre os homens. Com as mulheres, não.
Então, por que os homens fazem de tudo para manobrar esta ética? Bem, tudo se resume essencialmente ao fato de que eles não medirão esforços para que a sua masculinidade não seja ameaçada. Se eles se encontrarem em uma situação onde isso aconteça, vão ficar mais agressivos e competitivos e fazer o que for necessário para vencer. Isso parece mais uma observação sobre um grupo de gorilas na névoa do que sobre um grupo de pessoas em uma sala de reuniões, mas talvez não exista muita diferença entre esses dois lugares.
Enfim, para chegar a estas conclusões, os pesquisadores entrevistaram 115 universitários, entre homens e mulheres. É possível que estes resultados sejam exagerados, porque os estudantes de administração foram considerados mais egoístas e com “baixos padrões éticos” (ui) do que os estudantes de outros cursos. O que significa que esta diferença extrema pode não ser encontrada em toda a população. Mas, uma vez que estes garotos serão pessoas de negócios no futuro, você provavelmente pode imaginar com quem terá de lidar daqui um tempo. Na dúvida, escolha uma mulher.
Men’s Morals Are Malleable [Pacific Standard]

0 comentários: