segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Facebook foi vilão para campanha de Russomanno

Facebook foi vilão para campanha de Russomanno

Denúncias de que Russomano está ligado à Igreja Universal se propagaram na rede e prejudicaram candidato
Denúncias de que Russomano está ligado à Igreja Universal se propagaram na rede e prejudicaram candidato


Movimento contra o candidato à prefeitura de São Paulo começou na rede social e terminou nas ruas.
Nas duas últimas semanas, dezenas de manifestações contra Celso Russomanno (PRB) se espalharam pelas ruas da capital paulista.
De acordo com o professor de ciências políticas da USP, Wagner Iglecias, os movimentos começam nas redes sociais e se espalham por outros setores da sociedade.
A derrocada de Russomanno começou com as denúncias da imprensa nas quais ele foi acusado de estar ligado com a Igreja Universal. Tais matérias foram largamente replicadas na rede social e incentivaram uma corrente negativa que abalou a campanha do candidato.
"O Facebook, com seu poder de propagar rapidamente essas notícias, se configurou como uma arma importante contra Russomanno, pois ajudou a detonar sua imagem", diz Iglecias.
O prefeiturável, que chegou a liderar com folga as pesquisas de intenção de voto em São Paulo, amargou o terceiro lugar na disputa, com 21% dos votos válidos.
De acordo com pesquisa da agência de comunicação R18, que avaliou as menções feitas no Facebook para os candidatos de São Paulo no período entre 20 e 28 de setembro, as palavras "crítica" e "Igreja Universal" foram as mais mencionadas junto com o nome de Russomanno.
Iglecias destaca que embora o papel do Facebook nas eleições ainda esteja se construindo, a rede agrega muitos formadores de opinião e por isso tem o poder de abalar campanhas.
"Hoje não é difícil que comentários propagados na rede sejam repercutidos pela imprensa e trazidos para o mundo real".
.

1 comentários:

Fernanda disse...

Rosangela, Na minha opinião o mais dificil era levar Haddad ao segundo turno, conseguimos.

Acho que Haddad hj é favorito, até pela rejeição do Serra.

Mas no meio do caminho do Haddad, tem o mensalão,tem o mensalão no meio do caminho do Haddad, mesmo ele não tendo nada a ver com o mensalão.

Serra é oportunista, já disse que vai usar o mensalão.
Serra sempre falando da moral,da ética,como se ele fosse a pessoa mais ética do mundo.