quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Para ministra da Igualdade Racial, posse de Barbosa é simbolo de novo Brasil


Joaquim Barbosa é aplaudido por Ricardo Lewandowski e Dilma Rousseff
Foto: Agência O Globo / Ailton de Freitas

Para ministra da Igualdade Racial, posse de Barbosa é simbolo de novo Brasil

Agência Brasil
Brasília – A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, considerou a posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) um momento simbólico.
Para Luiza Bairros, o fato de um negro assumir o posto de comando da mais alta Corte do país não deve ser considerado o mais importante, mas é símbolo de um novo Brasil. “Não é o que deve ser ressaltado em primeiro lugar, mas, sem dúvida, o simbolismo deste momento, para um país que se reconheceu como racista há tão pouco tempo, não pode ser negado”, afirmou a ministra.
Ainda na opinião dela, a posse de Joaquim Barbosa mostra que o Brasil vem se abrindo para a diversidade. “Para a possibilidade de realização de talentos em qualquer classe social, qualquer grupo racial, foi nesse sentido que trabalhamos ao longo das últimas décadas no Brasil”, afirmou.
Assim como a ministra, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, disse que está otimista quanto aos próximos anos com Barbosa à frente do Supremo. “A minha expectativa é igual à da sociedade brasileira, de otimismo”, disse ao chegar para a cerimônia, na qual falará em nome dos advogados do país.
Um grupo de artistas, a maioria deles negros, também compareceu à posse. O sambista Martinho da Vila celebrou a chegada de Barbosa à presidência do STF e, cantando, disse que trata-se de um sonho realizado.
Joaquim Barbosa comandará a Corte pelos próximos dois anos. Também tomou posse, como vice-presidente do STF, o ministro Ricardo Lewandowski. A cerimônia foi presidida pelo decano do Supremo, ministro Celso de Mello.

0 comentários: