domingo, 6 de janeiro de 2013

Não nasci feminista, me tornei feminista


Não nasci feminista, me tornei feminista

por Feminismo sem demagogia

Não se nasce mulher, torna se mulher como dizia Simone de Beauvoir;

Tive posturas machistas a minha vida toda, sem saber que eram posturas machistas, falta de conceito, falta de compreender que nasci para ser a mulher que o machismo queria que eu fosse;

Apoiei o machismo de outros, defendi posicionamentos equivocados, até que um dia um amigo me disse:

- Você é machista!

Sim, um amigo homem, do meio da esquerda me disse que eu era machista. Aquilo me doeu por alguns dias, e depois eu comecei a querer compreender o que em minhas posturas era machismo, onde eu estava errando e apoiando uma ideologia de ódio contra mim mesmo e contra as mulheres em geral.

Aprofundei meu estudos acerca do feminismo, me envergonhei de muitas posturas erradas que tive, me desculpei inclusive com algumas pessoas e comecei uma reconstrução do ser social que eu sou.

A qualquer momento as pessoas podem fazer autocritica, a qualquer momento as pessoas pode decidir que existe algo em sua personalidade, que é uma construção social, que pode ser alterada, isso é uma construção, leva tempo, leva a vida toda, todos os dias estamos aprendendo, o importante é começar esta transformação.

O feminismo me libertou de um peso, abriu meus olhos para a pessoa que eu tentava construir baseado em conceitos que a sociedade patriarcal me ditava e a pessoa que eu realmente deseja ser; Deixei de me culpar por não ser a mulher com o corpo que a midia machista impõe, de nãos ser a mulher que minha familia machista achava que eu deveria ser; De não seguir a religião e crença patriarcal que todos esperavam que eu seguisse...

Mas me alegro constantemente de não ser uma opressora de mim mesmo e do outro. Ser feminista é isso, ser livre, e ser livre de oprimir os outros.



.

1 comentários:

noisa disse...

Parabéns,pelo texto e atitude!