quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quatro seleções pedem restrição de mulheres nas arquibancadas da Copa Africana de Nações

Gana, Congo, Mali e Nigéria argumentam que torcedoras levam má sorte aos estádios e estão relacionadas com bruxaria

Não dá para ser feliz com o machismo, não dá!

Quatro seleções pedem restrição de mulheres nas arquibancadas da Copa Africana de Nações

Gana, Congo, Mali e Nigéria argumentam que torcedoras levam má sorte e estão relacionadas com bruxaria

Apesar do pedido, não foi registrado nenhum incidente dentro dos estádios até o momento

A 29ª edição da Copa Africana de Nações começou no último sábado (19/01) e já levantou uma grande polêmica. Os representantes de alguns times africanos se mostraram preocupados com a presença de mulheres nas arquibancadas, alegando que isso traria “má sorte”.

O fato se tornou público quando um jornal local reportou que as seleções de Gana, Congo, Mali e Nigéria teriam pedido a exclusão de mulheres da parte de baixo dos estádios.

Um organizador do evento que preferiu não se identificar afirmou que a crença de algumas seleções é de que, além de má sorte, mulheres também podem estar associadas à bruxaria. Com esse argumento, algumas seleções teriam solicitado que somente homens pudessem sentar perto do campo durante as partidas.

Contatados por Opera Mundi, tanto o time nacional de futebol da Nigéria como do Congo preferiram não se pronunciar sobre o ocorrido. Não foi possível contato com a seleção de Gana e o representante da equipe de Mali disse estar disposto a falar somente sobre “futebol”.  O comitê local de organização da Copa Africana de Nações ainda não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o assunto, mesmo depois de o ANC (Congresso Nacional Africano, na sigla em inglês) ter se posicionado publicamente sobre os fatos.
Martens também pediu que as torcedoras africanas “não abaixem a cabeça para esse tipo de tratamento”. “As sul-africanas são fãs fervorosas de futebol e é um insulto que sejamos excluídas desta maneira, com base em uma crença absurda e sem sentido”, disse.

A polícia da África do Sul afirmou estar preparada para agir caso presencie algum caso de discriminação dentro dos estádios durante o campeonato, que dura até o dia 10 de fevereiro.

No último domingo (20), todos os países que solicitaram a restrição do acesso feminino participaram de jogos no estádio de Johannesburgo. As partidas ocorreram normalmente, sem nenhum registro de problema para as mulheres presentes no local. A Copa Africana de Nações decide a seleção que disputará a Copa das Confederações, no Brasil, em junho deste ano.

0 comentários: