terça-feira, 28 de maio de 2013

Empresas brasileiras se posicionam a favor do casamento gay

Empresas brasileiras se posicionam a favor do casamento gay 

Murilo Aguiar - iG São Paulo

Marcas como Itaú e Bonafont saem na frente e apoiam os direitos dos LGBT; campanha com o símbolo matemático do igual ganhou espaço nas redes sociais

Recentemente, em março, uma campanha a favor do casamento igualitário tomou conta das redes sociais do Brasil e do mundo, com usuários substituindo as suas fotos de perfil pelo sinal matemático de igual, simbolizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A iniciativa, divulgada em março e criada pela organização Human Rights Campaign, ligada à defesa dos direitos humanos, atingiu não apenas pessoas físicas, mas também empresas, que postaram em suas páginas do Facebook e do Twitter o símbolo em apoio ao casamento gay e à defesa dos direitos LGBT.
No Brasil, onde a maioria das empresas ainda não faz anúncios publicitários voltados para os consumidores gays e nem se posiciona publicamente em relação ao assunto, algumas marcas perderam o receio e aderiram à campanha. 

Ao iG , Vicente Rezende, gerente de marketing do Pontofrio.com, conta que a decisão de apoiar a campanha ocorreu de maneira natural. “Entendemos [o assunto] como legítimo, em linha com nosso posicionamento”, explica ele. A marca postou em sua página do Facebook o símbolo da campanha com o lema “Igualdade sempre”.
A recepção dos consumidores, segundo o executivo, foi positiva e repercutiu nas redes sociais: no texto publicado na página do Pontofrio.com no Facebook, há comentários que parabenizam a atitude da empresa: “É isso aí, Ponto Frio. Viva a diversidade”, diz um dos internautas. No entanto, a empresa mantém o apoio público ao casamento igualitário somente nas redes sociais, pois não divulga a ação em outras mídias, nem patrocina eventos relacionados.
A Bonafont, marca de água mineral da Danone, também usou as redes sociais para apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ela postou em sua página do Facebook uma foto com o sinal de igual acompanhada da seguinte frase: “Um mundo mais igual = um mundo mais leve” e justificou a ação declarando que a “Bonafont é uma marca reconhecida por respeitar e valorizar cada um dos seus consumidores”
Outras marcas que se mostraram a favor do casamento igualitário foram Halls e Sonho de Valsa, ambas pertencentes à Mondelēz Brasil. Em sua página do Facebook, o Sonho de Valsa postou o símbolo da campanha com a legenda: “Mais igualdade e mais amor”. Entre os comentários da publicação, é possível verificar o apoio dos consumidores à iniciativa da marca. “Vou até o mercado agora comprar um produto da empresa de vocês, porque apoio não tem preço e toda coragem a favor de um mundo melhor deve ser recompensada”, diz um dos comentários.
Já a ilustração da marca Halls dizia que “o importante é cada um achar seu par”. Em nota, a Mondelēz Brasil afirma que “incentiva a diversidade, e com suas marcas não poderia ser diferente”. A empresa, inclusive, conta com um Comitê de Diversidade, criado em 2009 para debater a importância da diversidade na condução dos negócios.

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