domingo, 16 de junho de 2013

Não vá ao próximo ato sem ler: 10 Dicas para quem vai participar do protesto

Não vá ao próximo ato sem ler: 10 Dicas para quem vai participar do protesto

Revista Ripe

Desde o último dia 6 de junho, o Movimento Passe Livre está organizando protestos contra o aumento da tarifa do transporte público. As passagens de ônibus, metrô e trens da CPTM passaram de R$ 3,00 para R$ 3,20.   
Este blog não tem a intenção de discutir o valor da manifestação, os motivos dos militantes e as consequências do movimento. Mas acreditamos que a população deve ser livre para sair às ruas e lutar por seus direitos. Somos 100% aversos à agressão e repressão da Polícia Militar contra os participantes da manifestação. 
Para você que está disposto a participar dos atos, preparamos uma lista com 10 dicas úteis:
1.  Use roupas impermeáveis Se você tiver casacos ou peças impermeáveis em casa, eles são perfeitos contra o famoso gás lacrimogêneo. O algodão absorve o gás e os químicos ficam em contato com a pele por mais tempo. 

Casaco Impermeável
Casaco Impermeável
2. Tome Banho Sim, vá para a manifestação bem limpinho. Isso porque a oleosidade da pele também ajuda a fixar o gás lacrimogêneo.
3. Não fotografe o rosto dos manifestantes Os organizadores do movimento pedem que fotógrafos e jornalistas não ajudem a polícia a identificar membros dos protestos. Essas pessoas, após identificadas, podem ser perseguidas ou presas injustamente.
4.  Cinegrafista, mantenha distância! 
A cobertura da mídia tradicional brasileira está deslegitimando o processo e dando importância apenas a cenas de violência. Se você tem uma câmera, faça imagens do que realmente está acontecendo. Mas proteja-se em um lugar tranquilo e longe da confusão. No meio do protesto, você corre o risco de ser reprimido pela Polícia Militar.
5.  Ande em grupo Vídeos postados nas redes sociais mostraram grupos de policiais espancando pessoas que estavam sozinhas. O melhor é estar sempre acompanhado por um grupo. 
6. Óculos de Natação O óculos é barato e protege os seus olhos do gás lacrimogêneo. Não use lentes de contato! Elas retêm o gás nos seus olhos. 
 óculos de natação
 óculos de natação

 7. Máscara de Pintor Esta é mais uma opção barata para se proteger contra o gás lacrimogêneo. Bandanas e lenços também ajudam. Acrescente vinagre diluído em água e, se puder, leve um Cebion para colocar na boca. 
8. Nunca esfregue os olhos! Para desinfetá-los contra o gás, vire a cabeça lateralmente, jogue água corrente e deixe-a escorrer do olho para fora, em um olho de cada vez. A amônia corta o efeito do gás lacrimogêneo. 
Cebion
Cebion
9. Sapatos confortáveis No último ato, foram 5 horas de caminhada. Vá preparado. 
10.  Se você não for participar, evite a região onde o ato vai acontecer Você não precisa ser contra nem a favor. Se não vai participar, o melhor é evitar a região do protesto. A população está saindo às ruas para reivindicar um direito básico. Não seja o chato que reclama porque chegou 2 horas mais tarde em casa. O  próximo ato em São Paulo acontece na segunda-feira 17.  
Faça a coisa certa e defenda seus direitos!  Boa sorte!
(Obs.: os colaboradores que participaram da elaboração do conteúdo preferiram não ser identificados) 

.

0 comentários: