quarta-feira, 3 de julho de 2013

Negros não podem concorrer a eleição do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro

Negros não podem concorrer a eleição do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro

Geledés

Jorge Coutinho
Mais uma vez nós negros somos vistos e tratados como pessoas de segunda categoria simplesmente porque decidimos exercer o nosso direito de cidadania.

O Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro-SATED tem uma diretoria formada de  maioria  negra, cujo o presidente é  Jorge Coutinho, ator consagrado, um grande ativista das causas sociais, criador das Noitadas do Teatro Opinião, fundador do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-IPCN e destacado militante das causas negras.

Jorge Coutinho se candidata a reeleição com a Chapa 1 – UNIÃO E DETERMINAÇÃO, e essa chapa por ser constituída de maioria negra vem sofrendo  preconceito, discriminação e racismo por parte da chapa opositora cuja maioria não são pessoas negras. 

São inúmeras as falsas acusações contra a Chapa 1, alegam que estão transformando o Sindicato em um Navio Negreiro,  Planeta dos Macacos, mas não dizem que nessa chapa de oposição tem uma Senhora de Nome Vera Gimenez que tem  antecedentes de responder processo por racismo em tribunal  no RJ. 

A questão maior é saber por que negros não podem pleitear a direção de um sindicato,  somos trabalhadores, contribuímos, temos capacidade, competência e não precisamos de provar  nada.

Se chegamos a presidência da Suprema Corte, porque não podemos chegar a presidência de umasindicato.
UNIÃO é que estamos gritando nas ruas, DETERMINAÇÃO é o que tem nos mobilizado para consolidar as mudanças, a Chapa 1 dos Sindicatos dos Artistas encarna esses gritos das ruas,  é composta de pessoas descendentes de gente que deu grandes contribuições para a riqueza desse país.

Não é porque a maioria de negros que trabalham na  área de diversão e espetáculo  carregando tripés, empurrando dolly, puxando fios e fazendo limpeza , que não nos permite ter plenos direitos  e legitimidade de assumir  a  Diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro – SATED.  

SIM NÓS PODEMOS!

.

.

1 comentários:

Jorge Coutinho disse...

Fiquei bastante sensibilizado com o seu texto. É verdade, nós podemos!!!
Eis o Resultado das eleições:
Chapa1 - 277 votos válidos
Chapa2 - 99 votos válidos
26 votos anulados p/urnas impugnadas
06 votos nulos

Grande abraço e obrigado pelo apoio!
Estamos a disposição para o que necessário for.

Jorge Coutinho