segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Não tem mais com o que se preocupar? Pergunte-me que te conto: Cheiro de torresmo incomoda vizinhos de restaurante

Não tem mais com o que se preocupar? Pergunte-me que te conto: Cheiro de torresmo incomoda vizinhos de restaurante

Enquanto me incomodo com o cheiro dos valões, sem saneamento.

Enquanto me incomodo com a pobreza.

Enquanto me incomodo com a saúde pública.

Enquanto me incomodo com a educação.

Enquanto me incomodo com os que moram nas ruas...

Eles se incomodam com o

Cheiro de torresmo incomoda vizinhos de restaurante badalado nos Jardins

CHICO FELITTI
DE SÃO PAULO


O júri sagrou o Tordesilhas, que se mudou há quatro meses para os Jardins, como o restaurante campeão na categoria comida brasileira em "O Melhor de sãopaulo 2013".

Mas há, na alameda Tietê, alguns moradores descontentes. Todos têm em alta estima pratos como pato no tucupi. Mas o aroma de comida sendo feita por horas de terça a domingo começou a incomodar vizinhos.

"Não consigo mais dormir, meus lençóis ficaram empesteados com o cheiro de toucinho", diz a empresária Madaglena, que mora no segundo andar de um prédio em frente ao restaurante e pede para não ter seu sobrenome divulgado.

Ela diz que, com outros dois vizinhos, procurou o Ministério Público nesta semana para checar como denunciar o odor. "É impossível que tenhamos de viver aguentando isso."
Um médico que mora ao lado fundou um grupo no Facebook: "Volte para a Bela Cintra [rua onde ficava até 2013], Tordesilhas" --17 membros.

O síndico do prédio da frente diz que sofreu com a fritura nos primeiros meses. O cheiro, entretanto, já melhorou. "Não sei o que fizeram, mas passou de ruim a aceitável."
Ana Maria Westphalen, síndica do prédio à direita do restaurante, diz que ali só um morador se queixou. "Numa assembleia predial, quando surgiu de uma pessoa o assunto Tordesilhas, todos me pediram que não fizesse absolutamente nada."

OUTRO LADO
O restaurante diz que dialoga com a vizinhança. "Tivemos um problema com som. Tinha dois motores que faziam um barulho que nem sabíamos que existia. Resolvemos", afirma o sócio Ivo Ribeiro de Araújo.

Ele diz que a casa é equipada com a melhor coifa disponível. "Mas não existe no mundo um equipamento que iniba completamente o cheiro da comida de ir para o ar."
O horário para preparar torresmo foi mudado pela política da boa vizinhança. "Não temos condição de abrir mão, somos um restaurante de comida brasileira, então tentamos fritar em horários alternativos."

A paz virá daqui a pouco, acredita Araújo. "Há pessoas nos Jardins que são conservadoras, mas que com o tempo vão entender."


Folha de São Paulo

0 comentários: