sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Bora, mulherada: Donas de casa têm praticado surf em Fortaleza

Bora, mulherada: Donas de casa têm praticado surf em Fortaleza

Corpo em forma, pele bronzeada, roupas coloridas e prancha na mão. O estilo surfista tem desviado das pessoas mais jovens e já chega à donas de casa e mães de família em Fortaleza, realizando uma nova modalidade de Surf, o Surf Terapia. A iniciativa surgiu de uma agente de saúde que encontravam pacientes que deveriam fazer exercícios mas alegavam falta de companhia ou preguiça. A ação fez sucesso e atualmente 40 mulheres participam da terapia.
A agente de saúde Maria Ormiza de Lima, que deu o pontapé no projeto, pensou inicialmente em caminhar com estas mulheres, que já tinham recebido orientações para fazer exercícios. “Além de ajudá-las, eu me ajudaria também”, relatou.
Outra agente de saúde, Maria José Barbosa, também a frente do suf terapia, relata que essas mulheres chegam até ela por meio da Maria Ormiza e são encaminhadas para um clínico médico, fisioterapeuta e educador físico. “Elas fazem várias avaliações para iniciar os exercícios”, diz Maria José.
O único homem em meio às mulheres é o professor, Israel Rodrigues. “Elas passam muito tempo no trabalho e em casa cuidando dos afazeres e aqui elas tiram duas horas no lazer delas. O surf tem mudado não só a história delas mas também quem participa com elas”, conta.
Quem participa do surf terapia conta ainda que as dores antigas têm desaparecido e o bem estar tem melhorado.


0 comentários: