sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Nota de repúdio do Cordão do Boi Tolo a violência e a homofobia

Nota de repúdio do Cordão do Boi Tolo a violência e a homofobia

Portal Geledés

casal-19-02

O Boi Tolo vem a público manifestar apoio integral ao casal Vanessa de Holanda e Leidiane Carvalho, vítimas de agressão lesbofóbica após saírem do desfile do Cordão no último sábado, dia 15. As jovens foram atacadas por dois homens na Rua Luis de Camões, atrás do Teatro João Caetano, que as espancaram e rasgaram as roupas de Vanessa.

Sentimos profunda tristeza, revolta e indignação em relação à violência absurda cometida contra as namoradas. Da mesma forma, repudiamos todos os crimes de ódio devido à orientação sexual ou à identidade de gênero praticados diariamente contra milhares de pessoas. O Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de sexodiversos, enquanto o Rio de Janeiro contou com 20 homicídios de indivíduos desse grupo só no ano passado.

Essas violências acontecem dentro de um contexto cissexista, machista e heteronormativo, e é urgente que toda a sociedade se mobilize contra essas opressões. Em seu relato, Vanessa contou que o local estava repleto de gente, mas praticamente ninguém se dispôs a ajudá-la. Omitir-se é permitir a violência, é compactuar com ela.

Também é preciso apontar que não havia nenhuma viatura policial, aparato que aparentemente só é usado contra a própria população. O crime contra a pessoa humana é o que deveria ser prioritariamente combatido pelo Estado, mas uma vez mais não é o que acontece.

Para finalizar, informamos que um dos membros do Boi Tolo, advogado, se colocou à disposição de Vanessa de Holanda e Leidiane Carvalho para prestar assessoria jurídica, se e quando precisarem. Esperamos que ambas se recuperem física e psicologicamente o mais rápido possível, e faremos o que estiver ao nosso alcance para ajudar.

Saudações Boitolinas.

.

0 comentários: