Foi com essa frase que o ator Bruno Gissoni, que interpreta André na novela Em Família, se enrolou para falar sobre o personagem e foi alvo de críticas nas redes sociais. Na trama ele namorava Luiza (Bruna Marquezine), filha de Helena, e por vezes brigava com a parceira por ciúme. Assim como a mãe, Luiza também tem um relacionamento muito próximo com um amigo. Era justamente deste “triângulo” que Bruno estava falando, sobre o qual disse ser contra e que a situação – “de dar um beijinho na boca do amigo” – seria inaceitável. O ator ainda tentou consertar a opinião em relação ao machismo, mas não conseguiu.
O ator Bruno Gissoni se atrapalhou ao falar se aceitaria que a namorada desse um "selinho" no amigo  Foto: TV Globo / Divulgação
O ator Bruno Gissoni se atrapalhou ao falar se aceitaria que a namorada desse um "selinho" no amigo 
Foto: TV Globo / Divulgação
“Ele colocou a mulher como alguém que deveria manter uma postura sempre recatada, quase santa e virginal. Enquanto provavelmente seria aceitável que ele olhasse para outras mulheres”, comentou Cristina. Mariana disse que o comentário do ator, sobre virar bagunça caso não exista um pouco de machismo, “é só uma repetição ao padrão”. Segundo ela, desde sempre o homem sexualmente livre é considerado “pegador” e a mulher “devassa”, o homem que não cuida da casa está cansado por trabalhar demais e a mulher é desleixada. Mesmo que esse sentimento seja “inconsciente”, como acredita Julia, é machista. O fato de não aceitar um “selinho” da namorada em outro homem não é machismo, segundo Tuane, o problema foi a afirmação do ator em relação ao comportamento e a relação com “bagunça”.
Ciúmes e machismo
Alguns homens, por ciúme da parceira, não querem que ela prospere, a impedem de estudar e trabalhar até, criticou Tuane. A linha tênue que separa um sentimento do outro é quando existe a imposição de comportamento, considerou Julia.  “Acho que o ciúme passa a ser machismo quando o parceiro acha que os outros homens dão em cima da gente por culpa nossa. Alguns fazem questão de dizer que é porque andamos de maneira provocante”, acrescentou a jornalista Janaína Reis. Homens assim, na opinião de Janaína, enxergam a mulher como objeto.
Para as entrevistadas, o comportamento machista é oriundo da cultura patriarcal cultivada no Brasil e em vários países do mundo. Os costumes são mantidos como se homens e mulheres devessem ser diferenciados, como se fossem de classes com privilégios e obrigações distintas, argumentou Mariana. “Eles confundem a gentileza de preparar o jantar com a obrigação”, disse. As entrevistadas não estão dispostas a dar passos para trás e disseram que sempre diante de uma atitude machista ficam firmes pelos direitos das mulheres. “Discuto, debato e brigo até que fique claro que machismo só cria dois polos de poder em um relacionamento”, concluiu Julia. 
Pesquisa de opinião com homens Foto: Expertise / Divulgação
Pesquisa de opinião com homens
Foto: Expertise / Divulgação
Pesquisa de opinião com mulheres Foto: Expertise / Divulgação
Pesquisa de opinião com mulheres
Foto: Expertise / Divulgação

*Os nomes verdadeiros das entrevistadas foram preservados
Terra