PRIMEIRO ATO
A ENGANAÇÃO IMPONENTE
SEÇÃO I
OS ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE QUALIDADE
Para que o jornalismo produza conhecimento, que princípios deve seguir? O trabalho jornalístico tem de ser feito buscando-se isenção, correção e agilidade.
…….1) A isenção:
…….
v) Uma pessoa poderá ser apresentada como suspeita de crime ou irregularidade quando investigações jornalísticas, feitas segundo os preceitos deste documento, assim permitirem. A reportagem terá de trazer a versão da pessoa acusada, de forma ampla, se ela se dispuser a falar;
…….2) A correção:
Correção é aquilo que dá credibilidade ao trabalho jornalístico: nada mais danoso para a reputação de um veículo do que uma reportagem errada ou uma análise feita a partir de dados equivocados.
…….
l) Os erros devem ser corrigidos, sem subterfúgios e com destaque. Não há erro maior do que deixar os que ocorrem sem a devida correção;
…….SEÇÃO II
COMO O JORNALISTA DEVE PROCEDER DIANTE DAS FONTES, DO PÚBLICO, DOS COLEGAS E DO VEÍCULO PARA O QUAL TRABALHA
…….2) Diante do público:
…….
c) Nenhum veículo das Organizações Globo fará uso de sensacionalismo, a deformação da realidade de modo a causar escândalo e explorar sentimentos e emoções com o objetivo de atrair uma audiência maior.
…….SEÇÃO III
OS VALORES CUJA DEFESA É UM IMPERATIVO DO JORNALISMO
As Organizações Globo serão sempre independentes, apartidárias, laicas epraticarão um jornalismo que busque a isenção, a correção e a agilidade, como estabelecido aqui de forma minuciosa. Não serão, portanto, nem a favor nem contra governos, igrejas, clubes, grupos econômicos, partidos.
…….Não haverá, contudo, apriorismos.
…….
Isso não se confunde com a crença, partilhada por muitos, de que o jornalismo deva ser sempre do contra, deva sempre ter uma postura agressiva, de crítica permanente. Não é isso.
http://g1.globo.com/principios-editoriais-das-organizacoes-globo.html#isencaoNÃO?
SEGUNDO ATO
O ATAQUE CERTEIRO
TERCEIRO ATO
O REFORÇO DO ATAQUE
Ancelmo Gois:
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2011/08/31/a-coluna-de-hoje-402286.asp
QUARTO ATO
A VERDADE AFINAL APARECE
QUINTO ATO
A VITÓRIA DOS PRINCÍPIOS
Cena 1
O jornal faz um convincente mea-culpa.
Cena 2
Os jornalistas são responsabilizados pelo erro grave.
* * * * *
CORREÇÃO: Ato eliminado pelo diretor da farsa.
Nota do blog Frases da Dilma: Caso você seja cético e não confie no Vacarezza, leia na VEJA que está acima de qualquer suspeita, afinal ela faz de tudo para prejudicar o PT:
Jaqueline Roriz não permaneceu em plenário para assistir ao desfecho da votação. O anúncio do resultado foi acompanhado por vaias de manifestantes que acompanhavam a sessão das galerias da Câmara.
No Contexto Livre
Tweet
0 comentários:
Postar um comentário