quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Nota de repúdio da Marcha Mundial das Mulhers RJ à campanha recentemente veiculada pela ONG “Rio eu amo eu Cuido”

Nota de repúdio da Marcha Mundial das Mulheres  RJ à campanha recentemente veiculada pela ONG “Rio eu amo eu Cuido” contra guimbas de cigarro

Marcha Mundial das Mulheres

1899199_209954209204894_820440880_n
Nós, mulheres e feministas da Marcha Mundial das Mulheres queremos expressar nosso total repúdio à campanha publicitária promovida pela organização “Rio eu amo eu Cuido” cujo mote é “ninguém gosta de bunda caída”.
Não somos à favor da poluição do espaço público. Somos absolutamente contra a utilização da imagem do corpo das mulheres de forma humilhante e depreciativa para se atingir a qualquer objetivo.
A campanha que supostamente pretende promover uma “conscientização” ambiental reproduz de maneira violenta a lógica de mercantilização dos nossos corpos, fazendo uma ligação estúpida, machista e quase incompreensível entre o corpo da mulher e a guimba do cigarro.
A publicidade pretende mais uma vez reforçar a imagem da mulher brasileira fortemente sexualizada e objetificada: servindo aos interesses do mercado e de todos aqueles que lucram com a exploração e alienação dos nossos corpos.
Sugerimos outra campanha em substituição: “Ninguém gosta de ONG machista que promove a mercantilização dos nossos corpos”.
Além disso, tal ONG poderia aproveitar para tornar transparente na sua página da internet a fonte de financiamento tanto da organização quanto das peças publicitárias por ela veiculadas.
Denunciamos e repudiamos essa campanha que violenta a autonomia dos nossos corpos e que perpetua as relações de opressão existentes na nossa sociedade.
1624632_209954109204904_1592139006_n
Nosso corpo nos pertence e continuaremos resistindo à colonização, à territorialização e a todos os ataques à nossa liberdade e soberania sexual.
Até que todas sejamos livres!

0 comentários: